Criador de 'SimCity' conta a evolução humana.

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Criador de 'SimCity' conta a evolução humana.

Mensagem por Dalcy Junior em Sex 22 Ago 2008 - 15:46

Criador de 'SimCity' conta a evolução humana no game 'Spore'



G1 jogou versão final do jogo, que chega às lojas brasileiras em 5 de setembro.
Jogador vira 'Deus' e leva criaturas da fase celular até a conquista espacial.

Jogador pode criar construções e naves espaciais, além das criaturas (Foto: Divulgação)

Em "SimCity" (1989) você criava e adminstrava uma cidade. Em "The sims" (2000) a tarefa era dar vida a uma família e tomar conta de suas atividades diárias. Em "Spore", as idéias do designer Will Wright estão alguns anos-luz adiante: você cria um ser unicelular e acompanha sua evolução até desbravar novos planetas e conquistar o espaço.

O "simulador de universo" do estúdio Maxis e da produtora Electronic Arts será lançado em 5 de setembro para PC e Mac, e terá versões adaptadas para iPhone, o portátil Nintendo DS e telefones celulares.

O G1 jogou a versão final de "Spore", que será lançado em português, e detalha a seguir cada etapa da "evolução humana" na versão das criaturas "bizarras".
Célula

"Spore" vira "Pac-Man". Você comanda um ser unicelular sem muitos atributos - é possível criar olhos, bocas e até algum flagelo para locomoção,
usando o editor de criaturas. Conforme luta pela sobrevivência no fundo do mar, comendo seres menores e fugindo dos maiores, você ganha pontos de "DNA", que podem ser usados para comprar novos membros para a criatura.

Na fase celular vale a regra básica de sobrevivência: ataque os menores, fuja dos maiores (Foto: Divulgação)



O ser unicelular pode ser herbívoro ou carnívoro e não exige muito esforço para sobreviver: basta usar as setas do teclado para movimentar a criatura. As espécies de inimigos variam a cada novo jogo - vão de herbívoros rodeados de esporas até carnívoros que deixam uma trilha de veneno no caminho.
Criatura

"Spore" vira "Diablo". Depois de conseguir o nível necessário de material genético para ganhar um cérebro, desenvolver pernas e poder conquistar o ambiente terrestre, sua criatura deixa o oceano e passa a habitar uma ilha.

Depois de ganhar um cérebro a capacidade de andar, sua criatura deve proteger o ninho e decidir se vai ser amiga ou inimiga das criaturas que moram ao redor (Foto: Divulgação)



Agora as relações sociais ficam tensas. Você vai decidir entre a abordagem amigável ou a hostil para sobreviver na ilha que já tem outros moradores - geralmente mais fortes. Cante para conquistar amizades, lance veneno ou ataque com mordidas (dependendo dos membros de sua criatura) para tentar derrotar inimigos.

Tribo

"Spore" vira "Age of empires". Você pode controlar individualmente cada criatura, atribuindo tarefas específicas a cada uma delas, como colher frutas ou pescar. Vão surgir outras tribos, que podem ser neutras, amigas ou inimigas.

A união faz a força na etapa tribal: o espírito de coletividade é fundamental nos rituais e nas tarefas cotidianas como colheita de frutas e pescaria (Foto: Divulgação)



Sua tribo começa pequena, e pode crescer com o acréscimo de novas unidades, como barraca de armas ou de cornetas. O confronto na fase tribal ganha novas proporções, já que tem início o combate entre exércitos.

Civilização

"Spore" vira "Civilization". O próximo passo na evolução é estratégico. Você vai traçar o perfil de seu povo, que pode ter base econômica, religiosa ou militar.


Ao atingir o nível de civilização, 'Spore' se assemelha a jogos como 'Civilization' - gerenciamento de recursos, diplomacia e estratégia acompanham a evolução das criaturas (Foto: Divulgação)



Essas escolhas vão afetar a maneira pela qual sua civilização se relaciona com os vizinhos. Se optar pelo perfil militar, suas criaturas vão depender dos ataques para conquistar outros povos e garantir sua sobrevivência.

A religião permite colonizar "infiéis" com o uso de missionários, e a aposta na economia permite que o comércio desenvolva o povoado até chegar ao próximo estágio.
Espaço

"Spore" vira "Star Wars". Se no começo do jogo você comandava um ser unicelular sem cérebro, agora você é o maestro de um império dotado de tecnologia espacial. Construa sua nave e saia em busca da conquista de novos mundos.

O espaço é o limite de 'Spore'. Na última, e praticamente infinita, etapa do jogo, você se transforma em um capitão de nave espacial que desbrava novos planetas, descobre relíquias e coloniza estrangeiros (Foto: Divulgação)



Como piloto, você vai encontrar relíquias em planetas desconhecidos, novas espécies viajando pelo espaço e até acumular medalhas por suas conquistas. O universo deixa a impressão de ser infinito - com incontáveis sistemas, cada um com seus planetas.

Mas a fase espacial de "Spore" não se limita à brincadeira de naves. Existem planetas quentes demais, outros frios demais, e cabe a você aplicar as tecnologias necessárias para recuperar esses locais e eventualmente expandir seu legado no universo do simulador de vida mais audacioso que o mundo dos games já viu.

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Re: Criador de 'SimCity' conta a evolução humana.

Mensagem por bachman em Sex 22 Ago 2008 - 20:03

tem uns amigos meus que jogam...mas eu não curti

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Re: Criador de 'SimCity' conta a evolução humana.

Mensagem por MEC em Seg 25 Ago 2008 - 9:20

também não curto muito este jogo.
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Re: Criador de 'SimCity' conta a evolução humana.

Mensagem por r.afael em Qui 28 Ago 2008 - 16:24

Se é parecido com The Sims dev ser legal, o q eu achei interessante no jogo é q vai ser bem detalhado

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Re: Criador de 'SimCity' conta a evolução humana.

Mensagem por MEC em Seg 1 Set 2008 - 10:46

a idéia é realmente interessante
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